Nov 22, 2019 16:55
4 yrs ago
25 viewers *
English term

whataboutism

GBK English to Portuguese Social Sciences Government / Politics
Definition from Merriam-Webster:
The rhetorical technique or practice by reversing the accusation, arguing that an opponent is guilty of an offense just as egregious or worse. Also known as "whataboutery".
Example sentences:
Fears of impending whataboutism do not appear to have been exaggerated. Pundits have been noticing Trump’s proclivity for the “what about” defense for months. Even since taking office, the president has been quick to respond to accusations of collusion or corruption by pointing to the alleged misdeeds of his former opponent, Hillary Clinton. (HuffPost)
For a nanosecond, especially to an uncritical listener, this stab at logic might seem interesting, even thought-provoking, and that’s why it’s a useful political tool. Whataboutism appears to broaden context, to offer a counterpoint, when really it’s diverting blame, muddying the waters and confusing the hell out of rational listeners. (Washington Post)
Change log

Nov 22, 2019 16:00: changed "Kudoz queue" from "In queue" to "Public"

Nov 22, 2019 16:55: changed "Stage" from "Preparation" to "Submission"

Nov 25, 2019 18:55: changed "Stage" from "Submission" to "Selection"

Dec 4, 2019 10:54:

Dec 24, 2019 07:54:

Jan 22, 2020 14:54:

Jul 19, 2020 20:54: changed "Stage" from "Selection" to "Completion"

Discussion

expressisverbis Nov 22, 2019:
Este glossário é muito esquisito... Não consigo participar, não me são enviadas as perguntas, não sou nativa na língua… é um pouco esquisito isto, mas tudo bem. Também não quero nenhuma medalha de ouro…
Em pt-pt, encontrei:
‘Whataboutism’, ‘Whataboutery’ ou, numa tradução prática, ‘E-aquilismo’ pode parecer um novo conceito introduzido por algum internauta nos tempos recentes para caracterizar as discussões online mais dispersas mas não é. É uma figura retórica conhecida e utilizada há alguns anos que agora ganha nova tração, sendo recuperada para junto do léxico que se vai consolidando para falar de informação online. A saber, temos, pelo menos, para dar o exemplo: Fake News, Alternative Facts, Spin e, agora, Whataboutery.
https://shifter.sapo.pt/2018/07/whataboutism/

Proposed translations

+1
3 days 20 hrs
Selected

contra-acusação

Definition from own experience or research:
Acusação levantada contra o acusador
Example sentences:
Acusação levantada contra o acusador (Michaelis Online Dictionary)
Counter acusation (Google Translate)
Peer comment(s):

agree Rodrigo Jungmann : The best of the pack
27 days
Obrigado!
Something went wrong...
4 KudoZ points awarded for this answer.
+1
1 hr

e-aquilismo

Vejam esta matéria que explica em detalhes e de onde tirei a tradução sugerida: https://shifter.sapo.pt/2018/07/whataboutism/
Definition from Wikipédia:
É uma variante da falácia formal tu quoque em que se tenta desacreditar a posição do argumentador ao acusá-lo de hipocrisia sem refutar seu argumento.
Example sentences:
Exemplo cotidiano de whataboutism falacioso: “ É um absurdo a morte da menina X”. “ É, mas do menino y, você não reclamou”. (Facebook)
Peer comment(s):

agree Ligia Cruz : Yes
7 mins
Something went wrong...
+1
2 hrs

entãosismo

Definition from Público:
Os "entãosistas” não pretendem que as suas ideias sejam mais úteis ou verdadeiras, mais libertadoras, mais instrutivas ou mais honestas. Pretendem apenas desviar o assunto daquilo que mais os incomoda.
Example sentences:
Se às vezes parece que boa parte daquilo que passa por debate público, na imprensa e nas redes sociais, é uma repetição infindável deste esquema – é porque é verdade. Em inglês há uma palavra para isto: o whataboutism. A wikipédia define o whataboutism como «uma variante dos argumentos tu quoque», da expressão latina que significa «tu também». Diz a wikipédia que o whataboutism é praticamente uma «ideologia nacional na Rússia de [Vladimir] Putin», que no entanto já tinha sido desenvolvida na União Soviética, onde a réplica «e na vossa terra há linchamentos de negros» era uma resposta corrente – tanto mais eficaz quanto verdadeira, diga-se – a qualquer crítica dos EUA à trágica situação das liberdades na URSS. Se assim é, a disseminação generalizada do whataboutism no comentário público e nas redes sociais é uma prova do triunfo metodológico de Putin. Digo metodológico, e não ideológico. Pode não haver muita gente a querer viver como na Rússia de Putin, mas não há praticamente recanto no espaço público que não esteja dominado pela sua forma de discutir. E esse é precisamente o objetivo daquilo que decidi traduzir em português por “entãosismo”. Os "entãosistas” não pretendem que as suas ideias sejam mais úteis ou verdadeiras, mais libertadoras, mais instrutivas ou mais honestas. Pretendem apenas desviar o assunto daquilo que mais os incomoda: que alguém tenha o topete de chamar a atenção para os crimes e as violações de direitos humanos que são levados a cabo pelos seus ídolos políticos. Com isso perverte-se e corrompe-se uma bela palavra. Sim, porque é útil e importante iniciar uma pergunta com «então e?» e é bom fazê-lo para desmascarar um hipócrita. Mas quando o debate é só isso, enfim, os “entãosistas” logram uma vitória tática às custas de um fracasso intelectual e moral – deles e para nós todos. É possível ser-se conservador, liberal ou socialista e ser-se decente, honesto e inteligente. Vou mais longe mesmo e direi que é por serem decentes, honestas e inteligentes que a maior parte das pessoas de quem discordo pensam como pensam – e ainda bem. Mas não é possível ser um “entãosista” e ser-se intelectualmente honesto. Qualquer pessoa que queira dar um contributo ainda que pequeno à humanidade precisa de crescer para lá do entãosismo e tratar os entãosistas com o escárnio que eles merecem. (Ciberdúvias)
Peer comment(s):

agree Carla Guerreiro : Concordo. Parece-me o termo mais próximo.
60 days
Obrigada, Carla!
Something went wrong...
3 hrs

Oqueismo

Não encontrei uma frase online. Optei por traduzir uma das sentencas oferecidas como exemplo. Espero que assim fique claro.
Definition from own experience or research:
Estratégia usada para divergir de um assunto desconfortável para o sujeito falante, durante um debate, especialmente quando o interlocutor procura estreitar as respostas ou opções.
Example sentences:
Por um nanosegundo, especialmente para um ouvinte pouco crítico, essa facada na lógica pode parecer interessante, até instigante, e aí está porque ela é uma ferramenta política útil. Esse oqueismo parece ampliar o contexto, oferecer um contraponto, quando na verdade está desviando da culpa, enlamaçando as águas e confundindo um inferno para os ouvintes racionais. (Tradução minha de sça do Washington P)
Something went wrong...
31 days

Equivalentismo

“Equivalentismo” pode ainda não ser uma palavra dicionarizada, mas serve bem ao propósito em tela.
Definition from own experience or research:
Prática falaciosa também conhecida como tu quoque. Consiste em desconsiderar uma acusação feita ao próprio campo, apontando para culpas reais ou imaginárias do campo oposto. É uma manobra diversionista e especialmente falaciosa quando há uma grosseira falta de genuína equivalência moral entre os atos de parte a parte.
Example sentences:
João: “O comunismo matou milhões de inocentes” Henrique: “Ah é? E todos aqueles milhões mortos pela Inquisição?” João: “Seu equivalentismo é absurdo. Em primeiro lugar, não foram milhões. Mesmo a Inquisição Espanhola, que foi a mais dura, levou mais de três séculos para matar 3 500 pessoas. O comunismo destruiu cerca de cem milhões em um século. Não há comparação possível” (Minhas aulas)
Something went wrong...
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search