Dicionário de "colocações" (collocations)
Thread poster: Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 01:54
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
Feb 22, 2012

Boa tarde!

Outro dia estava lendo no fórum italiano sobre o lançamento de um dicionário de "collocations" de italiano e me perguntei se há algo parecido em português. Em inglês há uma infinidade de dicionários desse gênero que auxiliam à escrita, tornando-a mais rica, mas ao mesmo tempo contribui à coesão lexical, ajudando a encontrar combinações corretas de palavras que transmitem um estilo mais fluente, variado e moderno. Algum colega conhece uma obra assim em portug
... See more
Boa tarde!

Outro dia estava lendo no fórum italiano sobre o lançamento de um dicionário de "collocations" de italiano e me perguntei se há algo parecido em português. Em inglês há uma infinidade de dicionários desse gênero que auxiliam à escrita, tornando-a mais rica, mas ao mesmo tempo contribui à coesão lexical, ajudando a encontrar combinações corretas de palavras que transmitem um estilo mais fluente, variado e moderno. Algum colega conhece uma obra assim em português?

Obrigado e bom trabalho!

Eric



[Modificato alle 2012-02-22 14:21 GMT]
Collapse


 
Christina Paiva
Christina Paiva  Identity Verified
Brazil
Local time: 20:54
Portuguese to English
+ ...
Dicionário... Feb 23, 2012

Oi Eric

Só conheço 'collocations' in English...

Quando eu tenho alguma dúvida gramatical/ de colocação eu uso o Houaiss eletrônico (2009) que tem uma ferramenta de pesquisa reversa. A pesquisa faz uma lista com todos os verbetes que contêm a palavra em questão e exemplos de sentenças.

Veja este exemplo no verbete 'gramatical':

formado segundo as regras de uma gramática; bem formado (p.ex., a frase este ônibus ir para Copacabana?, q
... See more
Oi Eric

Só conheço 'collocations' in English...

Quando eu tenho alguma dúvida gramatical/ de colocação eu uso o Houaiss eletrônico (2009) que tem uma ferramenta de pesquisa reversa. A pesquisa faz uma lista com todos os verbetes que contêm a palavra em questão e exemplos de sentenças.

Veja este exemplo no verbete 'gramatical':

formado segundo as regras de uma gramática; bem formado (p.ex., a frase este ônibus ir para Copacabana?, que um falante nativo não falaria mas pode ser dita por um estrangeiro, embora compreensível, não é gramatical; já a frase Eu vi ele hoje é gramatical, segundo a gramática da variante informal do português brasileiro)

e 'colocação':

Rubrica: gramática, linguística.
ordem dos vocábulos na frase e sua disposição com relação aos outros termos
Exs.: c. dos pronomes átonos
sintaxe de c.
Collapse


 
Katia Perry
Katia Perry  Identity Verified
Brazil
Local time: 20:54
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Dicionário de locuções e expressões da língua portuguesa Feb 24, 2012

Olá Eric,

na verdade, não conheço. Mas comprei recentemente (estou aguardando a entrega) o dicionário do título. Espero que seja algo do tipo "collocations" em português.

Se quiser dar uma olhada, você pode encontrá-
... See more
Olá Eric,

na verdade, não conheço. Mas comprei recentemente (estou aguardando a entrega) o dicionário do título. Espero que seja algo do tipo "collocations" em português.

Se quiser dar uma olhada, você pode encontrá-lo em

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3697688/dicionario-de-locucoes-e-expressoes-da-lingua-portuguesa/
Collapse


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 01:54
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
obrigado! Feb 24, 2012

Obrigado Christina e Perry pela participação de vocês! O Houaiss com certeza deve ajudar, mas não é exatamente o que eu tinha em mente. Dei uma olhada no link e o dicionário que você comprou parece ser muito bom (pena que vivendo fora do Brasil não posso comprá-lo também).

Algo que acho útil é fazer pesquisa em textos oficiais (ensaios, estudos, artigos) e/ou enciclopédias, bem como em jornais online para verificar a combinação lexical que pretendo usar.
Agrade
... See more
Obrigado Christina e Perry pela participação de vocês! O Houaiss com certeza deve ajudar, mas não é exatamente o que eu tinha em mente. Dei uma olhada no link e o dicionário que você comprou parece ser muito bom (pena que vivendo fora do Brasil não posso comprá-lo também).

Algo que acho útil é fazer pesquisa em textos oficiais (ensaios, estudos, artigos) e/ou enciclopédias, bem como em jornais online para verificar a combinação lexical que pretendo usar.
Agradeço novamente vocês, e se algum outro colega lusófono tiver alguma ideia, ficaria grato se a compartilhasse conosco.

Eric
Collapse


 
Fabio Hirata
Fabio Hirata  Identity Verified
Brazil
Local time: 20:54
English to Portuguese
Happy Couples Mar 27, 2012

Olá, Eric!

Eu tenho o Happy Couples - Dicionário de Colocações Lexicais Adjetivas, da Disal. Acho bem útil, na falta de um dicionário desse tipo. Acho que vale a pena dar uma olhada.

(Sem querer fazer jabá, mas dois dos autores do livro, a Alzira e o Adauri, foram meus professores na graduação hahaha).

... See more
Olá, Eric!

Eu tenho o Happy Couples - Dicionário de Colocações Lexicais Adjetivas, da Disal. Acho bem útil, na falta de um dicionário desse tipo. Acho que vale a pena dar uma olhada.

(Sem querer fazer jabá, mas dois dos autores do livro, a Alzira e o Adauri, foram meus professores na graduação hahaha).

http://www.disal.com.br/detalhes/index.asp?A1=631350484921&A2=C&codigo=165584.1&Tipo_Loja=
Collapse


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 01:54
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigado! Mar 27, 2012

Olá Fábio!

Essse dicionário deve ser muito bom! Vou me informar como funciona a questão da entrega para o exterior. Espero que seja possível.

Obrigado


 
Base de Dados - colocações em Português Sep 20, 2018

Boa noite,

Achei uma tese de doutorado onde a autora criou um base de dados de colocações em português:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/21784/3/2016_tese_jllopes.pdf


Eric Dos Santos
 
Viviane Marx
Viviane Marx  Identity Verified
Local time: 01:54
German to Portuguese
+ ...
Fnac Portugal Sep 21, 2018

Eric,
Na Europa encontro geralmente livros brasileiros na Fnac Portugal. Aqui:
https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0!1&Search=Dicionário%20de%20Locu��ões+e+Expressões+da+Língua+Portuguesa+&sft=1&sa=0

Ou ainda na Wook Portugal (infelizmente não existe você livro lá)
O preço é salgado, mas tem
... See more
Eric,
Na Europa encontro geralmente livros brasileiros na Fnac Portugal. Aqui:
https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0!1&Search=Dicionário%20de%20Locu��ões+e+Expressões+da+Língua+Portuguesa+&sft=1&sa=0

Ou ainda na Wook Portugal (infelizmente não existe você livro lá)
O preço é salgado, mas tem-se que levar em consideração os prós e os contras!
Você poderia se informar na Fnac Paris!


[Editada em 2018-09-21 21:07 GMT]
Collapse


 
Viviane Marx
Viviane Marx  Identity Verified
Local time: 01:54
German to Portuguese
+ ...
novamente FNAC Portugal Sep 23, 2018

Não sei porque meu comentário anterior saiu cortado.
Aqui vai o link
https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0!1&Search=dicionario%20de%20locucoes%20e%20expressoes&sft=1&sa=0

O preço é meio salgado. Precisa considerar os prós e os contras.


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 01:54
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
muito obrigado! Oct 12, 2018

Olá Viviane,

muitíssimo obrigado pela informação, vou considerar a sua sugestão sim, parece muito interessante! A obra parece ser bem completa.

Bom trabalho e mais uma vez agradeço e desculpe pela demora.

Eric


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 01:54
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
obrigado pela informação! Oct 12, 2018

Katiusha de Moraes wrote:

Boa noite,

Achei uma tese de doutorado onde a autora criou um base de dados de colocações em português:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/21784/3/2016_tese_jllopes.pdf


obrigado!


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Dicionário de "colocações" (collocations)






Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »
Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »